Gaby Teles

Gaby Teles
" Eu queria que você fosse um estranho de quem eu pudesse me desligar"

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

DOM CASMURRO (Machado de Assis)

Um Pequeno Trecho

CAPÍTULO XVII

Os Vermes
Ele fere e cura!” Quando, mais tarde, vim, a saber, que a lança de Aquiles

Também curou uma ferida que fez, tive tais ou quais veleidades de escrever uma
Dissertação a este propósito. Cheguei a pegar em livros velhos, livros mortos, livros
Enterrados, a abri-los, a compará-los, catando o texto e o sentido, para achar a origem
Comum do oráculo pagão e do pensamento israelita. Catei os próprios vermes dos livros,
para que me dissessem o que havia nos textos roídos por eles.
– Meu senhor, respondeu-me um longo verme gordo, nós não sabemos
Absolutamente nada dos textos que roemos, nem escolhemos o que roemos, nem
Amamos ou detestamos o que roemos; nós roemos.
Não lhe arranquei mais nada. Os outros todos, como se houvessem passado
Palavra repetia a mesma cantilena. Talvez esse discreto silêncio sobre os textos roídos
Fosse ainda um modo de roer o roído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sem moderação...XD